quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ESTRATIFICAÇÃO DE ROSAS

Vi uns anúncios de sementes de rosas exóticas na internet e pensei: ficariam lindas em meu jardim.
Comprei 60 sementes, e comecei a tentar estratificá-las.
Segui todas as técnicas a frio (dentro da geladeira), que encontrei na internet e as que vieram com as sementes.
Fazem mais de 6 meses e até agora nenhuma germinou, apesar de terem dobrado de tamanho.
Como sou inquieta, me socorri com a Cris, que me enviou um lote com umas 1.800 sementes, direto da China, de 9 cores diferentes.
Escolhi começar com a técnica que me parecia mais prática e menos espaçosa: papel toalha úmido e pote plástico com tampa.


(Sementes de rosas, parecem pedrinhas, estratificando na geladeira)


Após cerca de 90 dias, apareceu a primeira brotação.

Preparei o substrato estéril em um pequeno vaso e coloquei o brotinho no centro.
Hoje acredito em rosas de semente. Não sei o tempo que demora para ver a primeira flor, nem sei ao certo qual a cor da rosa que germinou.
Mas ver o brotinho nascendo já recompensou todo o trabalho e dedicação.




4 comentários:

  1. comprei da internet tbm e apos 3 meses na geladeira ainda noa vi nada diferente devo por na terra assim mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Não sei quantas sementes você comprou. Eu coloquei para estratificar cerca de 300 sementes. Pouco mais de 10% germinou. Só coloquei na terra depois de germinadas, e só duas ainda resistem, mas não abriram flores.

    ResponderExcluir